LP King Crimson – In the Court of the Crimson King
Álbum de estreia da banda inglesa de rock progressivo King Crimson, lançado no dia 10 de outubro de 1969 pela gravadora Island Records. O disco, importante e influente no desenvolvimento do rock psicodélico, do heavy metal e principalmente do rock progressivo, apresentava ao público um som multifacetado, repleto de elementos do blues, a base na qual o rock foi fundado, do jazz, e da música erudita.
A primeira faixa, “21st Century Schizoid Man”, é provavelmente a mais conhecida da banda, contando com vocais distorcidos e uma sonoridade veloz e agressiva por parte da guitarra e do saxofone. O clima muda abruptamente com uma faixa suavemente melódica chamada “I Talk to the Wind”. “Moonchild” é uma música psicodélica éterea, que é encerrada com uma improvisação delicada e calma. E tanto “Epitaph” quanto a faixa-título, “In the Court of the Crimson King”, apresentam orquestrações com mellotron.
O álbum alcançou a quinta posição na UK Albums Chart e a 28ª na Billboard 200 dos Estados Unidos, onde foi certificado “Ouro” pela Recording Industry Association of America.
In the Court não foi apenas um dos principais discos de 1969, mas, principalmente, foi o trabalho que consolidaria o estilo que viria a ser conhecido como “rock progressivo”. Coube a esse jovem e inquieto quinteto unificar e cristalizar propostas que grupos como, por exemplo, Beatles, Moody Blues, Procol Harum, Nice, The Who, Pink Floyd e Traffic faziam desde 1967. A partir dele, o rock ganhou uma vertente em que misturas sonoras e complexidade instrumental não eram apenas bem vindas, mas seriam suas principais características.
Lista de Músicas:
1. 21st Century Schizoid Man
2. I Talk To The Wind
3. Epitaph
4. Moonchild
5. The Court Of The Crimson King
Avaliações
Limpar filtrosNão há avaliações ainda.