LP Chico Buarque – Vida

Recheado de clássicos, ‘Vida’ traz um artista em fase exuberante, inspirado em letra, música e canto. Aos 36 anos, mesmo ao gravar músicas que já tinham feito sucesso em registros antológicos, como “Bastidores” (que reaqueceu a carreira de Cauby Peixoto) e “Morena de Angola” (estourada por Clara Nunes), Chico Buarque mostra-se excelente intérprete da própria obra.

Lançado em dezembro de 1980, quando, entre bombas e atentados, o Brasil ensaiava sua redemocratização, o disco traz um autor menos visado pela Censura. No irresistível samba de gafieira “Deixa a Menina”, ele se diverte, encaixando uma resposta feminista ao clássico sincopado “Sem Compromisso”, de Geraldo Pereira: “Por trás de um homem triste, há sempre uma mulher feliz/ E atrás dessa mulher, mil homens, sempre tão gentis”.

A faixa-título, de acento cubano, foi composta para a peça “Geni”, de Marilena Ansaldi, e revela uma personagem que, perto da morte, faz um balanço doce-amargo, mas se agarra ao amor pela vida. “Luz, quero luz”, canta Chico, parafraseando as famosas últimas palavras de Göethe (“luz, mais luz”), em meio à orquestração sublime de Francis Hime.

‘Vida’ consolida o período áureo da sinergia com o parceiro Francis. É ele quem assina os magistrais arranjos em dez das doze canções, expandindo a delicadeza de jóias antológicas como
“Mar e lua” e “Qualquer canção”, e conferindo a grandiosidade adequada a “Fantasia”.
Na obra-prima “Eu te amo”, escrita com Tom Jobim para o filme homônimo de Arnaldo Jabor, o arranjo e o piano são do próprio Tom. Tal qual o paletó que enlaça o vestido da amante nos versos lapidares de Chico, música e letra valsam abraçadas — e a voz ímpar da mineira Telma Costa, um cometa que a MPB perdeu em 1989, aos 35 anos, torna tudo mais perfeito.

Outra faixa clássica é “Bye bye, Brasil”, feita em parceria com Roberto Menescal para o filme de Cacá Diegues. É uma versão abolerada, diferente da gravação funky lançada em single em 1979, com arranjo classudo de Menescal. Na letra, com humor pop, Chico destrincha o Brasil profundo em transformação na década que terminava.

Lista de Músicas:

Lado A:
1. Vida
2. Mar e Lua
3. Deixe a Menina
4. Já Passou
5. Bastidores – Backstage
6. Qualquer Canção
7. Fantasia

Lado B:
1. Eu Te Amo
2. De Todas as Maneiras
3. Morena de Angola
4. Bye Bye Brasil
5. Não Sonho Mais

 

DISCO NOVO

Chico Buarque – Vida (Disco Verde e Azul Translúcido)

SKU: 102509

R$ 155,00

Em estoque

Calcular o Frete

O prazo de entrega começa a contar após o pagamento e envio.

Características

Capa

Código EAN

602455627636

Coleções

Condição

Cor

,

Estilo

País de Origem

Selo

,

Tipo

0 reviews
0
0
0
0
0

Avaliações

Limpar filtros

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Chico Buarque – Vida (Disco Verde e Azul Translúcido)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You have to be logged in to be able to add photos to your review.

SKU: 102509 Categoria: Tag: