LP Dom Salvador e Abolição – Som, Sangue e Raça
Edição limitada e numerada em 1.000 cópias. Disco vermelho translúcido.
“Som, Sangue e Raça” é um álbum clássico de jazz-funk brasileiro lançado em 1971 pelo grupo Dom Salvador e Abolição. Liderado pelo pianista e compositor Dom Salvador, o álbum é uma fusão única de ritmos brasileiros, jazz e funk, resultando em uma sonoridade vibrante e inovadora para a época.
As faixas de “Som, Sangue e Raça” exploram temas como a cultura afro-brasileira, a luta por igualdade racial e social, além de celebrar a diversidade musical do Brasil. Destacam-se músicas como “Hei! Você”, “O Rio” e a faixa-título “Som, Sangue e Raça”, que se tornaram clássicos do jazz brasileiro.
Na Banda Abolição encontrava-se um noneto de craques: do saxofonista Oberdan Magalhães ao baterista Luiz Carlos “Batera” (ambos, mais tarde, formaram a lendária Banda Black Rio), do extraordinário baixista Rubão Sabino ao trompetista Darcy – que na gravação substituiu o então titular Barrosinho, que não conseguiu comparecer no estúdio por estar momentaneamente excursionando com outro artista e também seria integrante da Black Rio -, tudo comandado pelo próprio Dom Salvador e seu piano elétrico, acostumado a liderar desde os tempos de seu Copa Trio, ao lado do baixista Gusmão e do lendário baterista Dom Um Romão, e do Rio 65 Trio, no qual dividia a atenção com o mitológico Edison Machado na bateria.
Depois desse disco, Salvador e sua turma se tornaram por um tempo a banda de apoio de Elis Regina e do (ainda) Jorge Bem, influenciando os dois de uma maneira inquestionável.
O álbum foi bem recebido pela crítica e é considerado uma obra seminal no cenário musical brasileiro, influenciando gerações posteriores de artistas. Dom Salvador e Abolição conseguiram criar um trabalho que transcende gêneros musicais e continua a ser apreciado por amantes da música brasileira e do jazz fusion.
Lista de Músicas:
Lista de Músicas:
Lado A:
1. Uma Vida
2. Guanabara
3. Hei! Você
4. Som, Sangue E Raça
5. Tema Pro Gaguinho
6. O Rio
Lado B:
1. Evo
2. Number One
3. Folia De Reis
4. Moeda, Reza E Cor
5. Samba Do Malandrinho
6. Tio Macrô
Verified owner Joao (comprador verificado) –
Um disco classico de um dos maiores músicos brasileiros. A capa é igual a original, o vinil é vermelho e a prensagem é de primeira qualidade.
Recomendo!
Verified owner Leonardo Azevedo Campos (comprador verificado) –
O fato da capa ser fiel ao disco de época me causou uma ótima impressão. É muito lindo de perto! E o disco tem um tom lindíssimo de vermelho. Mas o mais importante é que o som é de muito boa qualidade.
Verified owner Antonio Inácio dos Santos Júnior (comprador verificado) –
Disco histórico, embora muito caro para MPB