LP Jards Macalé – Jards Macalé
Jards Macalé é o primeiro álbum solo do cantor Jards Macalé, lançado em 1972.
Jards tinha acabado de trabalhar como diretor musical de Caetano Veloso, gravando em Londres o LP Transa, em que tocou com os músicos Tutty Moreno (bateria) e Lanny Gordin (guitarra). A gravação histórica levou a uma briga entre os dois cantores, porque Macalé se sentiu desprezado por Caetano ao não ter seu nome incluído na ficha técnica do disco. De volta ao Brasil, reuniu-se com Tutty e Lanny para gravar seu primeiro LP solo. O trio assina os arranjos e toca em todas as faixas.
É um dos álbuns mais inventivos da música brasileira. Nesse trabalho Macalé mescla rock, samba, bossa-nova, eruditismo, jazz e tropicalismo, chegando perto do que viria a ser o rock brasileiro. O disco é praticamente um disco de banda, com uma sonoridade crua e nada comercial. As composições são parcerias dele com Capinam, Torquato Neto e Waly Salomão, com quem assina, entre outras, seu maior sucesso, “Vapor Barato”, imortalizado na voz de Gal Costa. Além dessas, ele interpreta “Farrapo Humano” (Luiz Melodia) e “A Morte” (Gilberto Gil).
Jards Macalé é um álbum muito original e que determinou sua importância artística. Uma das mais influentes obras da nossa música.
Lista de Músicas:
Lado A:
1. Farinha do Desprezo
2. Vapor Barato / Revendo Amigos (Volto Pra Curtir)
3. Mal Secreto
4. 78 Rotações
Lado B:
1. Movimento Dos Barcos
2. Meu Amor Me Agarra e Geme e Treme e Chora e Mata
3. Let’s Play That
4. Farrapo Humano / A Mote
5. Hotel Das Estrela
Vane Cunha –
Genial/ emblemático/viva Lane Gordin
Verified owner Guilherme Boldrin Freixo (comprador verificado) –
Clássico